
A nossa
missão.
A NOSSA MISSÃO.
De forma a oferecer um apoio contínuo e sustentado ao sistema educativo em Cabo Verde, o Semear começa por capacitar as escolas com mesas, cadeiras e material tecnológico para, posteriormente, ministrar as formações online a essas escolas. Após uma cuidadosa análise das necessidades locais, dedicamo-nos, ao longo do ano, a mobilizar recursos como mesas, cadeiras, computadores, projetores (e outro tipo de material tecnológico) para as escolas e instituições parceiras, melhorando assim as condições de aprendizagem e promovendo um ambiente mais adequado para o desenvolvimento escolar.
CAPACITAÇÃO MATERIAL.
A digitalização do ensino em Cabo Verde ainda está num processo embrionário, assim desde 2021 o Semear tem doado materiais tecnológicos para que os alunos Cabo-Verdianos tenham um maior acesso à tecnologia. No total, já doamos quase 100 computadores.
No ano passado fizemos a nossa maior campanha, em que doamos 200 mesas, 200 cadeiras, 1 quadro interativo, 5 kits para crianças com necessidades especiais e 40 computadores ao sistema educativo de São Vicente. Equipamos vários espaços educativos, incluindo a totalidade da "Escola de São Pedro" e da "Escola Semear Futuro para Famílias Vulneráveis" e 6 salas de outras instituições de ensino .
Comprometemo-nos a não ficar por aqui, e este ano já estamos a preparar outra mega campanha solidária. No que toca a tecnologias, o Semear tem sido pioneiro a entregar esta nova realidade às escolas em que atua e nos próximos anos tencionamos fazer doações em massa ao sistema educativo Cabo-verdiano.
200+
Mesas e Cadeiras
80
Computadores
5
Kits Para Alunos NSE
1
Quadro Interativo
1
Projetor
CAPACITAÇÃO HUMANA.
Após serem garantidas as condições tecnológicas pelo Semear, começamos a capacitação humana. Acreditamos que apenas um apoio contínuo e sustentado é capaz de proporcionar um apoio estrutural à Educação em Cabo Verde. Desta forma, em direta parceria com o Ministério da Educação, estamos a atuar em quase 20 escolas nas regiões do Tarrafal, Chão Bom, Assomada e São Vicente e a concluir a expansão para S. Lourenço dos Órgãos, São Salvador do Mundo e Cruz Grande.
Formações Online
Ao longo de todo o ano, trabalhamos para garantir um impacto contínuo e profundo nas comunidades onde estamos presentes.
Em direta parceria com as Delegações do Ministério da Educação, ministramos ao longo do ano letivo, formações online, de 1 hora, inseridas no horário dos alunos do 8º ano das escolas Central do Tarrafal, Central de Chão Bom e Central da Assomada (Líceu Amilcar Cabral).
Estas formações envolvem vários temas, dentro das categorias gerais Literacia Financeira e Empreendedorismo; Saúde Pública; Direitos Humanos e Direitos das Mulheres; Línguas e Tecnologia. Neste momento damos formações a 32 turmas, com cerca de 30 alunos cada, num total de cerca de 960 alunos.
Em direta parceria com o Ministério da Educação, estamos a preparar um programa de formações centralizadas, enquadradas no plano formativo do Ministério para professores e diretores.
Em direta parceria com ONGs locais - Aldeias SOS e Organização da Mulher Cabo Verdiana, começamos este ano um projeto piloto de formações para jovens, famílias e mulheres vulneráveis em São Vicente.
Em conjunto com parceiros especializados, estamos a dinamizar mini cursos nas comunidades nas áreas da Tecnologia; Literacia Financeira; e Orientação Vocacional. Contamos com 2 turmas por área, com cerca de 20 alunos cada.
Em direta parceria com Instituições Governamentais - IEFP Cabo Verde, começamos este ano um projeto piloto de formações para jovens desempregados em Santa Catarina, São Vicente e Praia.
Em conjunto com parceiros especializados, estamos a dinamizar mini cursos nas comunidades nas áreas da Tecnologia; Literacia Financeira; e Orientação Vocacional. Por cada instituto parceiro, contamos com 2 turmas por área, com cerca de 20 alunos cada.
em 2025:
960
Alunos
3
Escolas
32
Turmas
7x
Formações por semana
80
Alunos /curso
5
Regiões
4
Turmas /curso
3
Cursos
Formações Presenciais
O trabalho contínuo e estruturado que realizamos ao longo do ano culmina com a nossa missão acontece em Agosto e Setembro.
Desta forma, a missão presencial de 2025 ainda vai acontecer e promete trazer uma grande expansão da atuação do projeto, que está a preparar as expansões para São Lourenço dos Órgãos, São Salvador do Mundo e Cruz Grande.
Em 2024, ministramos formações de Corpo Humano e Saúde, Dilemas de Risco, Educação Sexual, Feira de Ciências, Geografia e Cultura Mundial, Higiene Dentária, Igualdade, Inglês, Jogos Matemáticos, Literacia Financeira, Marketing Digital, Música, Ferramentas Digitais (PPT e Canva), Mercado de Trabalho, Suporte Básico de Vida, Sustentabilidade Ambiental e Como construir um CV.
Estivemos presentes na Ilha de São Vicente e na Ilha de Santiago (nas regiões do Tarrafal, Chão Bom e Assomada). Os nossos 18 voluntários ministraram formações a 250 alunos (dos 6 aos 18 anos) 30 professores, e 30 mulheres em situação vulnerável, tendo marcado presença em 12 agrupamentos escolares.
A missão presencial é muito importante para nós pois é sempre um momento especial reencontrar as crianças com quem trabalhamos ao longo do ano e conhecer novas, de outras faixas etárias. Além disso, é no terreno que recolhemos necessidades de modo a adaptar o nosso plano formativo e definir as doações necessárias para o ano letivo que se segue. Adicionalmente, a missão presencial é o momento em que expandimos o nosso trabalho para novas regioes.
em 2024:
250
Alunos
18
Voluntários
17
Dias
12
Agrupamentos Escolares